Eletrodomésticos essenciais para morar sozinha bem

Na hora de mudar de residência e viver só, entre tantas coisas a se pensar, uma delas muito importante é saber quais são os eletrodomésticos para morar sozinha ou sozinho bem. Nessa hora, é preciso levar em consideração três fatores: espaço disponível, dinheiro para o que precisa comprar e estilo de vida.

Em geral, quem vai morar sozinho opta por apartamentos pequenos. Hoje em dia, o que mais se encontra são lugares com cozinhas mínimas e, levando em conta que a maioria dos eletrodomésticos fica nesse cômodo, o negócio é avaliar bem a situação.

Você deve ainda levantar o que você já tem e o que precisa comprar. Quem morava com os pais, pode reciclar os eletrodomésticos deixados de lado. O seu estilo de vida também possui papel importante nessa hora. Dica nossa: use um cupom de desconto das casas bahia para comprar mais barato.

Se você é do tipo de pessoa que está sempre correndo e não tem tempo para nada, alguns eletrodomésticos podem ser úteis, diferente de quem pode gastar um minutinho a mais com algumas tarefas.

Então, vamos lá para a lista de eletrodomésticos essenciais para morar sozinha bem:

Fogão

Mesmo quem não é muito chegado a cozinhar precisa de um fogão, até porque viver de micro-ondas não é o mais adequado, além de gastar muita energia, uma hora ou outra você vai querer preparar algo um pouquinho mais elaborado. Já quem gosta e prefere preparar as refeições em casa, sabe muito bem disso.

Um fogão tradicional quatro bocas é suficiente. Mas existem ainda os cooktops, fogões de mesa, que ocupam pouco espaço e são perfeitos para quem não tem realmente espaço, já que não tem forno e pode ter só uma ou duas bocas. Nesse caso, é possível aliá-lo a um forno elétrico.

Geladeira

Para quem mora sozinho, é possível escolher um modelo mais básico de geladeira, como os tradicionais, com apenas uma porta. A não ser que você vá usar muito o congelador e possa investir mais nesse item.

Aí o melhor é comprar um modelo de duas portas e que não precise fazer o degelo manual ou com muita frequência. Em ambos os casos há muitas opções e vale a pena pesquisar bem. De qualquer forma, nem pense em comprar um frigobar, embora pareça mais prático serve para guardar pouquíssimas coisas.

Máquina de lavar roupas

Já que muitos apartamentos, inclusive, os pequenos nem tanque possuem, a máquina de lavar é outro eletrodoméstico essencial. Além disso, lavar roupas a mão exige bastante tempo. Também é possível escolher um produto menor, com capacidade para menos litros e apenas com as funções básicas.

Ventilador e aquecedor

Conforme a região que você mora, um pode ser mais importante do que o outro. Se o seu orçamento não estiver apertado, avalie a possibilidade de comprar um ar condicionado, com menor capacidade. Isso porque alguns modelos de ventiladores e aquecedores elétricos podem gastar até mais energia.

Outros eletrodomésticos que podem ser úteis:

  • Mixer: é uma alternativa mais prática e barata para o liquidador, mas importante só se você quer preparar sucos, vitaminas e outras receitas em casa.
  • Micro-ondas: é prático, mas não essencial e um forno elétrico pode ser mais útil.
  • Ferro de passar roupa: essencial apenas se você tem o costume de passar roupas.
  • Cafeteira e torradeira elétricas: quem está no corre-corre pode não viver sem, mas podem ser substituídos pelo modo tradicional de passar café e por uma torradeira de fogão.
  • Aspirador de pó: é realmente importante só se você tem carpete na sua residência.